Abayomi – encontro com o precioso

Já fez uma Abayomi? É uma técnica bem  simples de fazer bonecas somente com nós. Não precisa de agulhas só de tecido. Pode ser feita com qualquer tipo tecido. Eu adoro fazer com feltro, mas vale o que tiver em casa. Até pano de prato funciona.

Essa é uma ótima opção para dar vida em um pedaço de pano e lembrar que podemos criar coisas incríveis à partir de algo muito simples. E esse pedaço vira brincadeira para uma tarde toda.

Abayomi significa o encontro com o precioso em ( abay=encontro e omi=precioso), em Iorubá, umas das maiores etnias do continente africano, se estendendo por parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim. Essa “sabença” veio junto com as mulheres africanas nos navios que traziam essas pessoas como escravos entre a Africa e o Brasil. As mães para acalentar seus filhos rasgavam retalhos das suas roupas e à partir deles criavam essas pequenas bonecas, com nós ou tranças para serem usadas como amuleto de proteção. As bonecas são simbolo de resistência e um forte marco da cultura afro-brasileira.

O mais mágico dessas bonecas é que cada nós nasce um ser diferente e podemos ir fazendo uma comunidade de bonecas para criar novas brincadeiras e histórias fora das telas, algo quase impossível nesse momento.

Essa é uma das dicas das 22 que estão disponíveis para serem baixadas pelo link na bio.