, ,

Fazer bonecas, contar histórias

Abayones significam o encontro com o precioso. Fazer bonecas que façam parte de uma história é uma experiência transformadora.

Esses macaquinhos foram feitos por crianças de diferentes idades como parte do curso inglês oferecido pela Beatriz Siqueira em Ilha Bela. Ela levou um conto para as crianças e propôs o feito das bonecas com feltro e nós. Cada criança de uma forma pessoal fez e enfeitou sua boneca. Cada nó é único, tem um jeito de ser feito, uma mão que o fez e sendo assim cada boneca é única em sua forma final. A mágica acontece aos poucos, passo a passo até a sala todo se preencher da alegria, por terem feito com as mãos personagens que representem elas mesmas e a história que iriam apresentar.

Unir bonecas com histórias é uma pratica muito antiga e segue com sentido e magia até os dias atuais porque as crianças vivenciam na pratica a mágica de construir um personagem.

Essa é uma atividade 100% viável para adultos e crianças que já saibam fazer nós. Não requer nenhuma outra habilidade ou uso de agulha. Basta acessar a imaginação e deixar inundar seu corpo por ela em forma de criatividade.

O melhor de quando compartilharmos um conhecimento é ver as outras pessoas multiplicarem esse aprendizado como uma ferramenta para o dia a dia delas.  A oficina de bonecas Abayones é um módulo do programa, Ouvir Imagens, no qual apresento a técnica de fazer as bonecas e sua atuação junto às histórias. A @beatrizstefanisiqueira participou desse módulo e levou essa ferramenta para o trabalho que ela já conduzia como narradora de histórias, professora de inglês e Yoga em Ilha Bela.