Instituto Fazendo Histórias

O Instituto Fazendo História é uma ONG fundada em 2005 com o objetivo de acolher crianças e adolescentes que sofrem e/ou sofreram de uma separação familiar, podendo vir de inúmeras situações como violência doméstica ou abandono.

As histórias fazem parte das medicinas da alma. Elas auxiliam na compreensão e nomeação de diferentes sentimentos e emoções. Elas transmitem conhecimento e sabedoria, elas nos conduzem por novas paisagens e nos dão suporte para reconstruir situações a partir do contato com heróis e heroínas vencedores de seus desafios.  Muitos de nós sabemos disso, mas colocar em pratica não é tão simples assim.

Na oficina Narrar para Transformar, conduzida por mim, com a equipe de voluntários e facilitadores do instituto, tive a oportunidade de trabalhar contos diferentes e abrir espaços de reflexão com o grupo. Aos passarem pela experiência do ouvir até serem conduzidos para o lugar do imaginário, os participantes puderam compreender com mais clareza do impacto de uma história e como podem fazer uma narração ou uma leitura de forma mais consciente. Assim como tiveram a percepção de como podem se preparar para tornar esse momento um presente de troca para quem conta e para quem ouve.

Então, oferecer ao adulto uma experiência produtiva e prazerosa com os contos de fada dá suporte para a compressão do que pode ser oferecido para uma criança e um adolescente. Isso significa fazer a escolha do conteúdo, da hora, do espaço, do tom da voz de forma a entregar de maneira mais neutra possível o conto e sua magia ao ouvinte. Sem juízo de valor, sem preferência por um personagem. Ser simplesmente um canal para que a história faça seu trabalho.

Isso é fundamental para quando trabalhamos com crianças e adolescentes porque dessa forma não buscamos as forças morais de um conto, mas sim o potencial curador, medicinal e transformador das imagens.

 

https://institutofazendohistoria.wordpress.com/2012/11/29/narrar-para-transformar/